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Nabucco de Giuseppe Verdi
Direção musical de Antonio Pirolli. Drama lírico em 4 partes. Libreto de Temistocle Solera.
Sinopse
Que melhor garantia para o sucesso que um coro de exaltação patriótica em pleno Risorgimento? O verdadeiro triunfo de Nabucco não se deveu exclusivamente à qualidade da partitura, mas sim e sobretudo, à maneira como Verdi, ainda nos seus anni di galera, soube traduzir o anseio de liberdade e autonomia dos seus compatriotas. Na ópera, os escravos hebreus, dominados pelos assírios, choram nas margens do Eufrates pelo regresso à Pátria amada enquanto entoam Va pensiero, doloroso cântico que traduzia, engenhosamente, a revolta dos italianos contra o opressor austríaco. Após os fiascos de Oberto e Un Giorno diRegno, as duas primeiras óperas de Verdi, Nabucco assinala a primeira das suas futuras glórias. Outros dois felizes acontecimentos marcam para sempre a vida do compositor: Rossini elogia de viva voz a qualidade de Nabucco, e Verdi conhece Giuseppina Strepponi, a ‘Abigaille’ da ópera cujos precipícios vocais fariam terminar abruptamente a sua carreira e tornar-se a fiel companheira do compositor. O libreto de Temistocle Solera bem poderia servir de guião para um épico bíblico hollywoodesco dos anos cinquenta: ciúme, intriga, veneno, escravos e deuses irados seriam decerto ingredientes para o sucesso, tal como o foi Nabucco na noite de estreia no Scala. Corria o ano de 1842 em que Glinka compôs Russland e Ludmilla, a anestesia é usada pela primeira vez numa operação cirúrgica, e morre Constanza Mozart. Em Lisboa, Costa Cabral lidera uma revolta com o fim de restaurar a Carta Constitucional.
Ficha Técnica
Direção musical | Antonio Pirolli
Encenação | André Heller-Lopes
Cenografia | Renato Theobaldo
Figurinos | Marcelo Marques
Desenho de luz | Fabio Retti
Nabucco | Àngel Òdena
Abigaille | Elisabete Matos
Zaccaria | Simon Lim
Fenena | Maria Luísa de Freitas
Ismael | Carlos Cardoso
Anna | Carla Simões
Sacerdote | André Henriques
Abdallo | Pedro Rodrigues
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular | Giovanni Andreoli
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular | Joana Carneiro
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DRAMA LÍRICO EM 4 PARTES
Libreto de Temistocle Solera
Crédito de Fotografia | Paulo Lacerda
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